Psicografia



Segundo o espiritismo a psicografia é uma capacidade de alguns médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos. Ao contrário do que muitos pensam o médium não é possuido no momento em que psicografa uma mensagem, ele apenas ouve o que tem de ser escrito.
Além do espiritísmo, a Umbanda e a Teosofia também acreditam nesse fenômeno.

Os Médiuns Psicógrafos podem ser: "Mecânicos", "Semi-Mecânicos", "Intuitivos", "Inspirados".
- Os Médiuns Mecânicos se caracterizam pelo fato de movimentar as mãos escrevendo sob a influência direta dos Espíritos, sem interferência da própria vontade. São raros e no Brasil, destaca-se o trabalho de Chico Xavier.
- Os Médiuns Semi-Mecânicos são aqueles que sentem a mão ser movimentada, mas ao mesmo tempo têm consciência do que escrevem. São os mais numerosos.
- Os Médiuns Intuitivos recebem as mensagens dos Espíritos desencarnados por meio da sintonia psíquica direta entre sua mente e a do comunicante. Eles precisam compreender o pensamento sugerido, assimilá-lo, para depois transmiti-lo com suas próprias idéias. São muito comuns.
- Os Médiuns Inspirados são uma variante dos médiuns intuitivos com a diferença de que nos inspirados é muito mais difícil distinguirmos o pensamento do Espírito, daquele que é do médium.

Tribunais:

No Brasil, em alguns casos, a psicografia foi utilizada como prova em tribunal. Um dos casos mais recentes aconteceu em maio de 2006 em Porto Alegre, inocentando a ré Iara Marques Barcelos do assassinato do ex-amante, Ercy da Silva Cardoso, graças a uma carta que teria sido ditada pelo falecido.
No entanto, o advogado Roberto Selva da Silva Maia indicou em um artigo que os documentos psicografados podem ser aceitos no tribunal como documento particular, mas não como prova judicial. Isso se dá porque a lei estabelece que a morte extingue a personalidade humana, logo um morto não poderia gerar documento legal.

- Partes da carta Psicografada por Francisco Xavier, endereçada à família de Mauro Antônio Campos Paiva que morreu aos 23 anos de idade em um acidente de moto.


"Querida mãezinha e meu querido papai Mário. Rogo-lhe a bênção para o filho de volta. Nunca imaginei um reencontro assim qual este que os vejo sem que me vejam, como se fosse obrigado de minha parte a ocultar-me por traz de uma tela desconhecida.
Mas... sou eu mesmo, tentando escrever-lhes com o auxílio de meu avô Chico Honório . . ."
". . . Papai, a vida é repleta de surpresas. Aprendi desde cedo, uqe a pessoa deve estar preparada para qualquer acontecimento; no entanto, quando o carro estranho me atirou a moto para os ares, num relâmpago de tempo, imaginei mil assuntos..."
". . . Dor não senti. Creio que assombro nos acidentes que nos estragam a roupa física, com marcas irreversíveis, nos embota a sensibilidade. A ordem era aquietar-se e dormir sem querer. De nada mais me lembro senão do salto inesperado e compulsório. O despertar foi outro problema, por que não senti dores no princípio, acordava num corpo em tudo semelhante àquele que perdera e sofria . . . "
"Aqui me dizem que os remanescentes da desencarnação divergem de pessoa para pessoa. O que sei é que supus hospitalizado em Brasília ou em Goiânia, e, somente quando minha avó Claudina se aproximou de mim com o Henrique Gregóris, o amigo que, ainda, me auxiliara intensivamente, é que entendi que me enquadrara em outros problemas.
Não preciso dizer que tenho gasto tempo, a fim de conformar-me, entretanto, foi o Henrique, amigo que se fez irmão, quem me informou que a revolta me impossibilitaria qualquer contato mais próximo com a família e, em razão disso, considerando o meu próprio interesse, procurei harmonizar-me com os fatos consumados.
Venho pedir-lhes paciência e serenidade. Afinal, tenho outros irmãos aí na terra, carentes de afeto e proteção, qual eu mesmo, e peço aos pais queridos me procurarem neles, especialmente naqueles que se sentem desligados da presença de pais e mães que perderam ou que se notam desemparados para a solução das necessidades mais simples.
Meu afeto a todos os nossos que continuam cada vez mais vivos dentro de mim e recebam queridos pais, tesouros de minha vida, o carinho total do filho que está aprendendo a pedir a Deus que nos abençõe e nos faça sempre a cada vez mais felizes..."
Sempre o filho, muito grato, Mauro.

Livros :

Muitos livros psicografados já foram lançados, então resolvi recomendar alguns dos que eu já li.

Ninguém é de Ninguém - psicografado por Zíbia Gasparetto pelo espírito Lucius.
O Diário de Sofia – psicografado por Alceu Costa Filho pelo espírito Nina Arueira.

Curiosidade :

Além da Psicografia existe também a Psicopictografia que no lugar da escrita acontece a produção de imagens, desenhos ou pinturas de quadros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ivete sangalo "Endemoniada em show"

Marlboro - Mensagens subliminares

Monstro encontrado em Manaus