Anúbis


Anúbis é o antigo deus egípcio da morte e dos doentes, além de também ser considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento era guardião das necrópoles e das tumbas.
Era associado com Maat, a deusa da justiça e os egípcios acreditavam que quando alguém morria viajava pelo Corredor dos Mortos. Lá, Anubis pesava o seu coração contra a pluma de Maat, se o coração pesasse mais do que a pluma, ele era comido pelo demônio.

História

Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Nephtys e Osíris, onde a primeira, esposa do terrível deus Set, se passou por Ìsis, a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional. Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis escondeu o bebê Anúbis em um pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio.
Após seu pai Osíris ser despedaçado pelo irmão, Anúbis embalsamou o corpo o tornando a primeira múmia e se tornando o deus do embalsamento. Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel.
Durante os rituais de mumificação seus sacerdotes usavam mascaras de chacais em honra ao deus.

Anúbis fora do Egito

Após as invasões Gregas em 332a.c. e Romanas em 31a.c. muitos de deuses foram "exportados", entre eles Ísis, Toth e Anúbis, que mais tarde, formaria junto com Hermes um híbrido conhecido como Hermanúbis. E as mumificações e necrópoles tornaram-se muito mais populares e espalhadas pelos impérios Grego e Romano.


Devoção por Anúbis: "Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ivete sangalo "Endemoniada em show"

Marlboro - Mensagens subliminares

Monstro encontrado em Manaus