Valquírias

As Valquírias, retratadas como belas guerreiras, chegam aos campos de batalha montadas nos seus cavalos alados para recolher os mais bravos guerreiros caídos em combate e levá-los para Valhalla, reino onde habitaria Odin, deus supremo na cultura nórdica.


A mais famosa das Valquírias teria por seu nome Brunilda ou Brunilde (em nórdico: Brynhildr) e, para alem de Valquíria, seria também uma princesa nórdica, facto pelo qual se confirma que as Valquírias estão num plano entre o terreno e o divino, dado que fazem a sua ponte de ligação.

Este retrato que hoje em dia temos delas não é no entanto uma cópia fidedigna da visão da época. As originais Valquírias pensa-se ser sacerdotisas de Odin, sendo as responsáveis por sacrifícios efetuados em seu nome. Os relatos da época indicam que as Valquírias seriam mulheres feias e corpulentas que chegavam aos campos de batalha montadas em lobos ou corvos e não em cavalos alados.


Dizem as lendas que as auroras boreais são o reflexo das suas armaduras no céu ou, na visão mais romântica, que são o rasto dos seus cavalos alados...

Em outras Mídias

Recentemente no filme Thor Ragnarok temos a atriz Tessa Thompson interpretando a personagem Valquíria dos quadrinhos da Marvel, personagem inspirado na própria Brynhildr.


Apesar de Brunnhilde ser a mais popular e usar o título "Valquíria" como seu nome heroico, ela não é a única Valquíria que existe. E às vezes, essas guerreiras eram escolhidas fora de Asgard. O exemplo mais famoso é Danielle Moonstar, a ex-mutante conhecida como Miragem, que chegou a ser uma Valquíria durante muito tempo, e atualmente é uma aliada leal do grupo.

Danielle Moonstar

Comentários

Anônimo disse…
OI MEU NOME É VALQUÍRIA, FOI MUITO BOM SABER UM POUCO DA ORIGEM DO MEU NOME, MUITO INTERESSANTE ESSA HISTÓRIA DAS VALQÍRIAS.

Postagens mais visitadas deste blog

Marlboro - Mensagens subliminares

3 horas da madrugada - "hora morta"

As fotos mais chocantes do acidente de Chernobyl